SOBRE NÓS

A OLIVAE (e os seus sabonetes) surge(m) literalmente das mãos de Elza Neto (bióloga) e Carla Janeiro (engª zootécnica), e da sua vontade de contribuir para a valorização dos recursos locais de qualidade existentes em Portugal, e especialmente na região Alentejo, onde residem.

 

A origem deste projecto remonta a 2011, com a ideia de aproveitar as propriedades da folha de oliveira, que  contém oleuropeína entre outros fenóis, com comprovados benefícios para a saúde, designadamente acção antimicrobiana e antioxidante. Foram assim produzidos os primeiros sabonetes com azeite e folha de oliveira triturada. As análises químicas efectuadas revelaram no entanto, que a oleuropeína desaparece durante o processo de fabrico utilizado.

 

A ideia foi abandonada, mas os conhecimentos entretanto adquiridos sobre a saboaria artesanal potenciou o interesse de explorar outros recursos de origem local, nomeadamente o leite de cabra pelos seus conhecidos benefícios para a pele. Atendendo aos valores que estão na base da OLIVAE – contribuir para a sustentabilidade ambiental e economias locais - a cabra serpentina foi a escolha óbvia. Esta é a raça autóctone caprina com maior expressão na região Alentejo e, porventura, a mais característica destas paisagens, embora esteja actualmente em risco de extinção.

 

Dois anos e meio depois de iniciado o desenvolvimento experimental, a 15 de Outubro de 2013 foi criada a PLANETALFAZEMA Lda, com o objectivo de produzir e comercializar sabonetes artesanais sob a marca OLIVAE.

 

Para 2014 pretende-se reforçar a rede de parceiros para a comercialização no mercado português, mas também dar os primeiros passos na internacionalização da empresa.